Minha lista de blogs

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto Amizade - "Quem abraça, amigo é".


Objetivos:
- Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
- Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;
- Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
- Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
- Aprender e saber respeitar as diferenças físicas que existem entre as pessoas;
- Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;
- Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.
- Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc.
- Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.

Formulação dos Problemas:
- Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula. Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
- Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
- Augusto Cury Pesquisar atividades de Fraternidade.

Tempo da Atividade: depende de cada turma da resposta e necessidade.

Material: -   Livro Ninguém é igual a Ninguém. (Regina Otero e Regina Rennó)
- Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade; interpretação e redação pessoal.

Planejamento:
1º Sensibilização
2º Concretização
3º Integração
4º Exposição

Temas Transversais
- ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
- SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
- PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Execução:
- Sensibilização: Este é um projeto interdisciplinar que aborda todas as disciplinas em questão da 2ª série do Ensino Fundamental tem sido desenvolvido paralelo a outros projetos em andamento. trabalho procura desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo através de situações compartilhadas em grupo, especificamente na Escola Municipal de Educação Básica Profª. Ana Cristina de Sena.
- Este

Concretização:
-
Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém. Dramatização com fantoches. Produção de texto coletivo. Estrutura da frase;
- Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita do bilhete para o colega. Estrutura funcional do BILHETE;
- Valores Humanos no dia-a-dia; Ressaltar o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível). Realizar atividades referentes ao texto: I n t e r p r e t a ç ã o.
- Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).
- Valorizar conversando com os alunos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser. Devemos nos livrar de sentimentos ruins e aprender a nos capacitar para o perdão. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união.
- Realização de atividades em grupo e perceber como é bom saber trabalhar com o colega. Explicar aos alunos que nesse momento, nós iremos realizar a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém em duplas. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las.
- Confecção do PAINEL DOS AMIGOS : Colar bilhetes e desenhos desenvolvidos para todos os amigos
- Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as árvores. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.
- Integração: Matemática - Adição, Subtração e Multiplicação de números naturais; Conjuntos; Algarismos Romanos; Tempo: relógio em números romanos. Ciências: Estudo dos Animais: introdução Amizade com os animais; Educação Artística: Para desenvolver a criatividade dos alunos e trabalhar em equipe, com desenhos com o tema do projeto “Quem abraça amigo é”.

Conclusões e Aplicações:
- Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da Escola, incentivando o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo, diminui o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos. Eles devem aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre cada um.
Acredito que o "jeitinho" de ensinar de cada professor é o verdadeiro método, mas como todo método exige uma base na qual nos apoiamos, chegamos a conclusão que os projetos são necessários. O que estou apresentando, não são teorias, nem receitas prontas,mas acredito que estou lançando sementes, que germinarão, e convidamos a todos que tragam novas sementes para compor um verdadeiro pomar que é a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário